Tiro, Porrada e Aula #05: Introdução aos Internacionais

Atiradores!

Depois de se tornarem os mestres dos campeonatos nacionais com as aulas que tivemos nas últimas semanas, é chegada a hora de abordar o tema que é alvo de todo jogador profissional de Point Blank: os campeonatos internacionais!

Atualmente, existem dois principais torneios globais do jogo: o Point Blank World Challenge (PBWC) e o Point Blank International Championship (PBIC). Em essência, eles representam o mesmo desafio, tanto que possuem regras basicamente iguais. A maior diferença se encontra no período no qual os campeonatos acontecem, bem como a quanto tempos eles estão em atividade.

O PBIC é o desafio internacional mais antigo do jogo, com sua primeira edição em 2011. Ela foi sediada na Coréia do Sul e teve como campeã a seleção tailandesa (nação que detém o maior número de troféus do internacional), representada pelo time MITH. Desde então, todos os anos temos uma nova edição do campeonato, e você pode conferir todo o histórico aqui mesmo no site de eSports!

No ano passado, tivemos a primeira edição também do Point Blank International Women’s Championship (PBIWC), que é a versão feminina do campeonato. As brasileiras que foram representar conquistaram o segundo lugar, ficando atrás apenas das favoritas da Tailândia.

Já o PBWC é relativamente novo. Sua primeira edição aconteceu em 2016, também na Coréia do Sul. Enquanto o Brasil chegou no máximo em segundo lugar no PBIC, no PBWC fomos os campeões do primeiro torneio da categoria. Agora estamos indo em direção ao terceiro, que acontecerá em maio deste ano!

Mas qual a diferença?

Existem algumas similaridades entre o CNPB e o PBWC e PBIC. Por exemplo, em ambos são banidas as armas com efeitos, pois as alterações visuais podem comprometer jogadas do oponente. Armas que não tenham disponibilidade equivalente para todos os países (como é o caso da Barret) também ficam de fora, para dar oportunidades iguais à todas as nações.

O critério de seleção dos personagens, mapas e equipamentos segue a mesma lógica do CNPB também. As diferenças entre as regras nacionais e internacionais começam na limitação de armas: enquanto nós bloqueamos apenas o uso de uma Dual por time, no mundial seu uso é livre. Em compensação, snipers não podem ser utilizadas por mais de um integrante da equipe simultaneamente.

Existem respaldos para ambos os banimentos: as Dual são armas muito completas e de uma mortalidade inigualável em curto alcance, sendo capaz de definir embates de 1 contra 1 com uma vantagem quase desleal contra outras armas de alcance similar. Snipers são muito eficazes na rodada defensiva, o abuso delas permitiria travar todas as entradas da área da bomba e impedir o time oponente de plantar a bomba. No fim das contas, é mais uma questão de diferentes metagames, no qual as diferentes comunidades viram suas próprias necessidades para tornar o jogo mais justo.

Outra questão é que, no PBWC, é liberado o uso das granadas de fumaça com cores. Aqui elas são proibidas devido a reclamação de lag por parte dos jogadores, mas nos equipamentos usados nos campeonatos internacionais esse problema não é detectado. Por fim, os itens funcionais permitidos no PBWC são Granada Extra, Recarregamento Rápido, Troca Rápida, Alteração de Nickname e pegar armas derrubadas apenas, enquanto aqui temos todas essas somadas de Hollow Point Plus, Life 5%, Colete 10% e Munição Extra.

O motivo de liberarmos esses tantos enquanto no mundial não é liberado é mais por uma questão de controle. Não é possível verificar o cumprimento dessas regras visualmente pois o equipamento destes itens não causa mudanças no personagem. Pelo bem da agilidade dos campeonatos online, optamos por liberar o uso de todos estes, assim mantendo todos em pé de igualdade.

A ressalva de atenção para treinar para os internacionais então é saber que alguns dos bloqueios e liberações daqui não se aplicam lá fora. Mas, até lá, é bom ir treinando para garantir sua vaga! 

Nossa aula se encerra por aqui, mas retomaremos na semana que vem com um pouco mais de estudos sobre o vocabulário e comportamento dos jogadores profissionais!

Foco no alvo e nos vemos na próxima semana!