Tiro, Porrada e Aula #03: As mais usadas do CNPB - Parte 1

Atiradores!

Sejam bem-vindos a mais uma edição da nossa coluna sobre a cena competitiva de Point Blank! Depois de falarmos por cima sobre as regras do CNPB e como elas são determinadas, hoje vamos nos aprofundar um pouco mais no metagame em si e discutir sobre as armas mais usadas no jogo!

 

AUG A3
Dano: 26
Velocidade de Disparo: 92
Precisão: 48
Peso: 84
Recuo Vertical: 57
Recuo Horizontal: 48
Munição: 30/150
Alcance: 100

O Rifle de Assalto favorito de 9 em cada 10 jogadores de PB, é facilmente a arma mais utilizada no CNPB. Considerada uma arma bem equilibrada e boa para todas as situações, acaba por ser a melhor para se começar a jogar, e não teria preservado sua posição como a mais usada por mais de 4 anos se não fosse o caso. 

O problema é justamente que ela é usada demais, então todos sabem seu comportamento. Sabem o ritmo dos tiros, o desvio, recuo, tempo que consegue atirar até precisar recarregar a munição, dano… Por causa disso, jogadores mais experientes podem treinar para enfrentar outras AUGs nas arenas. A dica é essa: conheça a arma e saiba como enfrentá-la, porque vai ver muito ela por aí.

Alternativas: 

SC-2010   
Dano: 30   
Velocidade de Disparo: 92       
Precisão: 70                
Peso: 79                
Recuo Vertical: 62            
Recuo Horizontal: 45            
Munição: 30/150                
Alcance: 105                

Pindad SS2 V5
Dano: 27
Velocidade de Disparo: 92
Precisão: 55
Peso: 82
Recuo Vertical: 52
Recuo Horizontal: 46
Munição: 30/150
Alcance: 100

Ambas são versões que podem ser consideradas “melhores” que a AUG. Em troca de serem mais pesadas, elas oferecem mais dano, precisão e oscilação de recuo (especialmente a Pindad). Conseguindo se habituar ao ritmo adquirido com elas, bem como adaptar as técnicas de movimentação quando usando-as, pode permitir um resultado ainda mais eficaz do que a AUG.

“Mas se é assim, por que elas não são usadas?”, você pode perguntar. Acontece que a AUG é um pouco mais ágil e te permite uma chance um pouco maior de não tomar headshots quando combinada com uma boa mobilidade. Entretanto, o maior motivo pode ser pela comodidade, por já ter se estabelecido de forma hegemônica como a dominadora do metagame. As vezes é só questão de se dar o tempo de aprender a usar a SC ou a Pindad para redescobrir seu estilo de jogo!

 

Kriss S.V
Dano: 21
Velocidade de Disparo: 93
Precisão: 62
Peso: 88
Recuo Vertical: 48
Recuo Horizontal: 48
Munição: 30/210
Alcance: 60

A mais famosa das Dual, é considerada uma das armas mais fortes do jogo que é permitida em torneios. A presença das Dual no competitivo é tão intensa que existe uma regra no CNPB limitando apenas um jogador por time a portá-las, o que diz muito sobre sua força. Isso acontece por causa do custo-benefício entre o seu peso e recuo em relação a velocidade de disparo e dano. Quando se empunha uma dessas em cada mão, dificilmente um adversário que entre em seu alcance vai sair vivo.

A principal fraqueza da Dual é a necessidade de se aproximar mais do que quando se usa um Rifle de Assalto, o que pode definir o destino do confronto. Controle de distância é a única saída contra uma Dual, é bom lembrar-se disso quando entrar na arena.

Alternativa: 

OA-93
Dano: 22
Velocidade de Disparo: 93
Precisão: 59
Peso: 87
Recuo Vertical: 66
Recuo Horizontal: 52
Munição: 30/210
Alcance: 60

São pequenas as diferenças entre as duas, mas os jogadores costumam optar pela Kriss por causa de sua precisão um pouco superior e menor recuo. Contudo, aprender a lidar com o recuo da OA-93 permite uma movimentação ligeiramente mais rápida e um pouco mais de dano por disparo. É uma diferença sutil o suficiente para depender completamente do estilo de jogo de cada atirador.

 

Já falamos bastante e podemos encerrar essa primeira parte por aqui. Na próxima aula, vamos concluir a lista de equipamentos mais usados do CNPB e dar mais algumas dicas de como utilizar esse conhecimento ao seu favor!

Foco no alvo e nos vemos na próxima semana!