Tiro, Porrada e Aula #01: Entendendo o Competitivo

Atiradores!

Quando se assiste partidas competitivas de Point Blank, tudo parece muito complexo ou inalcançável. O que levou àqueles jogadores a ganharem espaço na cena? O que exatamente eles estudaram para chegarem onde estão? Como eu devo praticar para ser o próximo deles a levantar a taça de campeão? Muitas questões como essas permeiam a mente de aspirantes a atiradores de elite, muitas vezes sem jamais descobrirem por onde começar.

Bem, resolvemos dar uma forcinha para vocês!

Sejam bem-vindos à nossa nova mais série de textos, a Tiro, Porrada e Aula! Aqui iremos tratar de alguns dos temas que devem sanar as principais dúvidas que rondam o mistério-nem-um-pouco-misterioso que é o cenário competitivo de Point Blank. Assim sendo, peguem seus cadernos, canetas e armas e preparem-se para a aula!

O que é o cenário competitivo?

Antes de sequer carregar suas AUGs, é preciso antes entender um pouco da teoria por trás de qualquer jogo com abordagem competitiva. Para isso, é preciso aprender o conceito de metagame.

É englobado no metagame qualquer tipo de metodologia, tática ou estratégia dentro de um jogo que englobe conhecimentos que não são adquiridos apenas jogando. Citamos como exemplo você ir para a partida com determinada arma por presumir que seu oponente vá usar uma que possui desvantagem contra a sua. No conceito da palavra, seria um “jogo além do jogo”, que envolve análise pessoal e predição de comportamentos.

Em Point Blank, o metagame é o que define quais são as melhores opções de armas, personagens, caminhos em mapas, comportamentos, estratégias contra certos tipos de jogadores… Tudo que compõe informações que o personagem não poderia adquirir com apenas a experiência dentro do jogo. O que se aprende desafiando outros jogadores.

O cenário competitivo é esse jogo que vai além do jogo, essa disputa entre pessoas reais usando como ferramenta e intermédio os campos de batalha de Point Blank. É o que define o aspecto esportivo do e-Sport, e o que delimita onde acabam as partidas estritamente por diversão e casualidade e começam as disputas férreas entre dois jogadores valendo algo muito mais sério que uma contagem de Kills, Deaths e Headshots.

Como começo no competitivo?

Não existe uma única resposta certa para essa pergunta, mas talvez mais geralmente aceita seja como o processo de entrada de qualquer campo da vida: estudando. Observar guarda na memória informações valiosas que podem ser reproduzidas em momentos de necessidade.

Assistir outras pessoas jogando pode dar uma boa noção de como funciona o jogo, mesmo que não se entenda a princípio as regras que estão sendo seguidas. Nos primeiros momentos, verá uma série de decisões que parecerão inesperadas, ou então ações que parecem tão complexas e são realizadas com tanta facilidade. Conforme for entendendo o funcionamento de certas mecânicas do jogo e do entendimento da mente de um jogador profissional, cada vez mais esse véu místico da competitividade irá ceder para uma clareza quase sobrenatural.

Por fim, essa coluna servirá para te dar algumas dicas de como entrar nesse mundão. Fique ligado nas próximas edições para saber as melhor como funciona o competitivo nacional e internacional, por que as regras são assim, como treinar e todo o passo a passo para se tornar o próximo grande ícone de Point Blank

Foco no alvo e nos vemos na próxima semana!